domingo, 17 de novembro de 2013

A VIDA É UM TRAJETO QUE CADA UM CONSTRÓI O SEU DESTINO

Antonio Evandro
"Ninguém nasce aprendido e nem é detentor absoluto do conhecimento, pois ele se adquire quando nos dispomos a aprender até mesmo com aquela pessoa iletrada, que tem apenas a sua experiência vivida".
A amizade foi e é sempre algo que tenho tido o privilégio de conquistar. Em meio às constantes diferenças, pois cada ser tem sua forma de pensar e interpretar as coisas. É lógico que todo homem tenha um ponto de vista diferente diante de uma  mesma situação, isto faz parte do processo de convivência. Há quem o diga que somo iguais e diferentes simultaneamente, por isso devemos ter maturidade e levar em consideração a isso. Respeitando as mais variadas diferenças é forma mais correta de termos uma convivência sadia. Todavia, respeitar quem é diferente não significa concordar com tudo que as pessoas falam ou afirmam ser o correto. Ninguém nasce aprendido e nem é detentor absoluto do conhecimento, pois ele se adquire quando nos dispomos a aprender até mesmo com aquela pessoa iletrada, que tem apenas a sua experiência vivida. O escritor Paulo Freire dizia: “todos nós sabemos algo, e todos nós ignoramos algo, por isso estamos sempre aprendendo”. Para isto é necessário cada ser humano se propor a buscar algo ainda não aprendido. E como dizia S.Tomaz de Aquino: “a humildade é o primeiro degrau para a sabedoria”, isto muitas vezes requer de cada indivíduo a serenidade e força de espírito para superar certas adversidades, coisa que não é tão fácil nos dias atuais. Todo homem traz consigo algo que pode ajudar a edificar projetos que beneficiem a muitos que vivem a seu redor. Não é se sobrepondo aos demais que se cresce na vida e nem tampouco humilhando o nosso semelhante.
E desta forma que aprendi a conviver com certas coisas e cada dia aprendo mais. Tenho meus pontos de vista sobre cada situação e faço minha analises na medida daquilo que é possível. Faço minhas brincadeiras com as pessoas sejam colegas do trabalho, classe de aulas ou mesmo vizinhos sem machucar ou ferir a dignidade de quem quer que seja. Gosto de fazer minhas críticas em relação à religião, futebol ou a política, mas sem desrespeitar os demais que pensam de forma diferente. Mesmo até porque quem ocupa qualquer cargo na área pública é passível de críticas, independente da posição. E sempre farei isso e nunca será nenhuma rotulação a mim deferida de forma leviana que irá me inibir de falar aquilo que eu penso. Pouco me preocupa a opinião dos outros ao meu respeito, o que importa é o que eu sou e não aquilo que uma “meia dúzia” gostariam que eu fosse.
Agora, harmonia e regras de boa convivência não é características e nem privilégios para todos, prova disso é a forma como muitos são anarquizados. Porém cada indivíduo só dar aquilo que possui. É muito prático querer que alguém seja exatamente da forma que se pensa e aceite os mesmos pontos.

Então cabe a você decidir se quer viver uma vida saudável e sem conflitos em um mundo conturbado nesta era atual. Contudo para isto é necessário que você passe a respeitar os demais.

Por Antonio Evandro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário