domingo, 19 de fevereiro de 2012

O CIDADÃO BRASILEIRO E A POLÍTICA

"Acredito que nenhum cidadão brasileiro deve favor a políticos que estão ocupando cargos públicos neste país. Apesar de que, devemos observar os que realmente exercem seu papel de forma democrática visando o bem de todos e não o individualismo".


Hoje em dia traçar um comparativo entre a política e o pensamento do cidadão comum não é fácil.
  De acordo com o Dicionário Aurélio, política é: “Ciência dos fenômenos referentes ao estado; sistema de regras respeitantes à direção dos negócios públicos; arte de governar entre os povos”.
  Para o cidadão menos conhecedor é complicado entender essas definições. Nem todos foram educados o suficiente para fazer distinção do que é certo e errado.  Pois uma minoria de pessoas conhecem o devido perfil da política brasileira. O que a população mais simples  e humilde assimilam são certas atitudes antidemocrática promovidas por alguns que vivem no âmbito da política. Um exemplo claro disso é a troca de favores e o voto de cabresto.
   O que vemos na atualidade é a corrupção que se infiltrou no seio da política, desvirtuando-a de sua real função. Isto tem gerado alto grau de descredibilidade na população, levando-a não acreditar mais em político algum. Além disso, ainda há aquela atitude de impor ao cidadão a não se manifestar livremente o seu direito de escolha no período eleitoral. Se um cidadão receber algum beneficio deste ou daquele político, terá que vestir a “camisa”, do mesmo, e não manifestar simpatia a nenhum outro que concorra ao mesmo cargo público. Sabemos que o dever dos que estão no poder é prestar serviços para todos, independente de quem seja, haja visto que vivemos em uma democracia e o direito é para todos.
Acredito que nenhum cidadão brasileiro deve favor a políticos que estão ocupando cargos públicos neste país. Apesar de que, devemos observar os que realmente exercem seu papel de forma democrática visando o bem de todos e não o individualismo.
   Em  nossos dias é muito comum ouvir sobre corrupção no meio político. Em todos os meios de comunicação sempre surgem noticias de atos desonestos por parte de alguns que estão no poder. Essas infrações se dão não somente nas administrações municipais e estaduais, como também na esfera federal, onde há os maiores escândalos.
Infelizmente nem todos que comentem crimes devido ao mau uso do dinheiro publico são punidos. Somente uma minoria recebem o castigo pelo os seus atos.
   Outro fato que macula a política é a ação de certos politiqueiros, que tentam vender uma boa imagem para a sociedade, fazendo com que as pessoas acreditem em suas promessas. Depois que se elegem esquecem-se do povo a quem tanto prometeu. Pessoas assim sempre vão para o lado que lhe derem mais e mudam constantemente de grupos políticos, pois visam os seus próprios interesses. E ainda tentam mostrar para a sociedade uma suposta “honestidade” que de forma demagoga e com falso moralismo exitam em fazer denuncias aos que não satisfazem seus desejos pessoais.
  Seria muito importante que as escolas educassem seus alunos, informando-os acerca de seus direitos e deveres. E principalmente na escolha de seus governantes. Pois devido a mal escolha que acontece nos dias de hoje, é que a população tem sofrido as conseqüências, alem de pagar por tudo. São os cidadãos brasileiros que pagam através de seus impostos a manutenção de toda, a maquina publica que funciona em nosso Brasil.
  Quando a população é esclarecida muitos males podem ser evitados, principalmente as escolhas erradas.
Precisamos de uma boa educação e principalmente voltada para os princípios da cidadania. Quando todos tomarem conhecimento de seus direitos e deveres, com certeza haverá um pensamento mais acertado do cidadão brasileiro em relação à política.

Col. Antonio Evandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário