sábado, 7 de janeiro de 2012

A LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Vivemos em uma país democrático, constitucionalmente falando, onde cada um é livre para se expressar.  A nossa Constituição nos assegura o seguinte: Art. 5, IV: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”; IX: “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.  Pois bem, o que queremos na verdade mencionar é muitas das vezes esses direitos não são de forma respeitados.
Diante disso acredito que todo cidadão brasileiro pode falar, reivindicar e denunciar aquilo que venha infringir seus direitos. Mas não devemos fazer disso uma arma para semear intrigas e desavenças entre os povos. Ser livre para falar não significa a pessoa se achar no direito de massacrar os outros. Podemos discordar de quem quer que seja, contudo jamais devemos no sentir no direito de deferir ofensas.
Vários exemplos podemos ver em nossa atualidade,  muitos  tipos de desrespeito ao cidadão. Há pessoas que usam os meios de comunicação para desferir palavras de agressões aos seus opositores até mesmo por questões pessoais. Um exemplo mais comum, é o uso da internet, onde indivíduo(s) sem nenhum escrúpulos criam páginas: blogs, sites e outros, somente com o objetivo de denegrirem a imagem alheia. Isso acontece no  âmbito da política com maior freqüência, mas também acontece em outros setores como a religião, por exemplo.
O que podemos perceber é, na maioria das vezes a falta de argumentos, a insatisfação de seus anseios pessoais, acaba levando o indivíduo a comportamentos desse tipo, que é de falar mal de outros.
Deveria se ter em mente que a democracia e a liberdade de expressão seria melhor usada na defesa do cidadão, visando o bem comum, e não no individualismo.
E, liberdade para agir, não  significa ir  pelo o primeiro pensamento, e nem tão pouco fazer justiça com as próprias mãos. Pois sabemos que o direito de um, termina onde começa o do outro.
Para o homem sempre é mais fácil apontar os erros dos outros do que reconhecer o seus. Por isso há falsos moralistas apregoando e cobrando dos demais, coisas que eles não fazem.
Então: seria melhor; falar na hora certa, as palavras certas e para as pessoas certas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário